A educação alimentar pode ser divertida

Promover uma alimentação saudável para crianças pode ser um desafio, porém utilizando estratégias criativas para propor esta experiência para elas, esse momento pode ser bem divertido e eficaz.

Uma forma de envolver as crianças é permitindo que elas ajudem a preparar a comida, uma sobremesa ou até um lanche rápido. Dessa forma, elas podem ver os ingredientes e aprendem sobre os benefícios de cada um deles, além de se sentirem extremamente importantes nesse momento pelo simples fato de estarem colaborando com o preparo.

Ter o contato com diferentes tipos de alimentos e nas suas preparações faz com que as crianças se interessem mais pelos alimentos que consomem e incentiva a criatividade ao elaborar novos pratos e experimentar novos sabores.

Para instigar a curiosidade pelo alimento oferecido, sirva-o em pratos coloridos e com formatos divertidos, faça montagens engraçadas com os alimentos, pois isso faz a comida parecer mais atraente e interessante. Então, uma dica seria criar lanches divertidos com ingredientes saudáveis, como uma banana cortada ao meio com manteiga de amendoim e uvas passas, fazer um bolo com uma forma de algum personagem, montar um prato de salada bem colorido e cortar os vegetais com contornos bem variados e que pareçam alguma figura ou um cenário, entre outros.

Lembre-se que é importante incentivar as crianças a experimentar novos alimentos e não desistir se eles não gostarem de algo na primeira vez, pois este passo é fundamental para estabelecer uma vida mais saudável para elas. Tente novamente em outra ocasião e continue incentivando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *