Atividades

Ao se sentirem acolhidas no ambiente escolar, as crianças criam vínculos com os educadores, reconhecem as pessoas que estão a sua volta, se orientam no ambiente e assim recebem uma melhor compreensão e apreensão do mundo.

​Todos os dias as crianças participam de atividades programadas conforme o planejamento pedagógico para sua faixa etária, cheio de desafios e criatividade.

As atividades são realizadas em 8 salas-ambiente, internas e ao ar livre, ou seja, as turmas não possuem sala fixa, pois o objetivo é que a criança circule e mude de ambiente, o que torna o seu dia a dia desafiador, dinâmico e interessante.

Com a bagagem de conhecimento adquirida através dos anos na Peixinho Vermelho, nossos alunos saem preparados para ingressarem nas melhores escolas de São Paulo.

1 a 2 anos

Nessa faixa etária, a aprendizagem se dá sobretudo através dos sentidos e o movimento do corpo que são as bases para a construção do conhecimento sobre o mundo. Proporcionamos a eles diariamente atividades e brincadeiras com várias oportunidades para o desenvolvimento corporal, a imaginação, exploração de objetos de diferentes texturas, músicas, observações, entre outras. Aos poucos as crianças vão se familiarizando com seu corpo, com movimentos que conseguem fazer e capacidade de emitir sons, o que desencadeia na fala e na melhora de habilidades motoras. As ações realizadas nesta fase constituem a base para todo o desenvolvimento que ocorrerá ao longo da vida.

3 a 4 anos

 A linguagem parece como forma de comunicação e como já sentem-se mais seguros e independentes, oportunizamos experiências onde terão que resolver pequenas situações-problemas através momentos como as rodas de conversas onde são estimulados a manterem diálogos, expressarem desejos e vontades, argumentarem bem como esperarem a sua vez de falar.

​Aperfeiçoam-se cada vez mais em sua habilidade motora fina, com isto aprimoram seus desenhos e já os apresentam com um pouco mais de significado. Iniciam também o interesse pelos números, letras e a escrita do seu nome, mas ainda através de brincadeiras e atividades lúdicas diversas.

5 a 6 anos

Nesse momento, estão aprendendo o valor das amizades e dão muita importância a elas. Querem aproveitar todos os momentos para brincar, inventar jogos e estar perto dos seus amigos.

​As experiências nas rodas de conversa promovem a articulação da fala cada vez mais elaborada, com vocabulário mais amplo.

​Para aquisição e maior domínio do sistema numérico e letras são executadas atividades desafiadoras como: jogos de tabuleiro, listagens, parlendas, músicas, escrita espontânea, brincadeiras com letras e números móveis, histórias coletivas etc.  A partir disto, levantam várias hipóteses sobre a escrita, se arriscam constantemente a ler.

6 a 7 anos

Alfabetização é a conclusão de um longo processo com várias etapas que prepararam os nossos alunos para a aquisição da leitura e da escrita. Por isso, a transição é lúdica e tranquila, chegam muito interessados, curiosos e seguros.​

Sistematizam tudo o que foi aprendido por meio da interpretação de textos de diversos gêneros, como: rótulos, placas, poemas, textos informativos, curiosidades, listas, bulas, fichas informativas, entre outros. Como começam o segundo semestre já lendo e escrevendo frases completas com desenvoltura iniciamos a letra cursiva que é um novo desafio a ser trabalhado.