Socioconstrutivismo

A abordagem socioconstrutivista tem como ponto central a premissa de que aprendizagem e desenvolvimento são produtos da interação social e baseia-se na ideia de que é através das relações interpessoais que o conhecimento é adquirido.

Para tanto, é necessário estabelecer durante a rotina uma série de vivências que possibilitem as crianças uma melhor compreensão e apreensão do mundo, essas vivências partem inicialmente daquilo que é importante e significativo para ela e vão progressivamente se ampliando por meio de experiências sensoriais variadas, atividades de exploração do ambiente, pesquisa, socialização de descobertas, registros por meio de diferentes recursos expressivos, entre outras possibilidades.

O papel do professor nessa abordagem é reconhecer o potencial de cada criança, valorizar suas escolhas e as orientar na construção de suas estratégias de aprendizagem. Além disso,  ajudar a desenvolver habilidades de pensamento crítico criando um ambiente colaborativo onde elas têm oportunidades para conviver com outras crianças.

As crianças também são incentivadas a desenvolver iniciativa, autonomia e criatividade ao resolver problemas, habilidades para o trabalho em equipe, fortalecimento na comunicação eficaz e habilidades interpessoais.