A chegada do irmãozinho

Preparar uma criança para a chegada de um novo irmão pode ser uma tarefa importante e desafiadora para os pais. Claro que cada criança irá reagir de forma diferente, ou seja, uns aceitam tranquilamente, enquanto outros necessitam de mais atenção nesse momento tão feliz, porém delicado. 

A mudança do comportamento de quem será intitulado como: “o irmão mais velho” é muito comum, pois este pode não compreender muito bem e sentir que perderá atenção dos pais e que a partir de agora será deixado de lado. Dentro desta situação é importante tomar alguns cuidados desde cedo com a criança.

  • Após os 3 primeiros meses da gestação comece a conversar sobre a chegada do novo bebê, fale com a criança sobre o irmão ou irmã que está a caminho e que ele ou ela fará parte da família. Mas deixe sempre claro que ela não perderá o lugar na família e enfatize que na verdade ela ganhará um grande amigo e companheiro de vida! 
  • Certifique-se de envolver a criança em conversas sobre o bebê e incentive-a a fazer perguntas, isso ajuda de forma bem natural a tirar as dúvidas que com certeza irão surgir. Sempre que possível peça para que a criança fale com o irmão na barriga, isso traz conforto, reforça o vínculo e consequentemente pode gerar mais aceitação por parte da criança. 
  • Inclua a criança na preparação para a chegada do bebê, permita que ela participe das atividades relacionadas a tudo, como escolher roupas e opinar sobre a decoração para o quarto, isso faz com que ela se sinta valorizada nesse momento.
  • Evite mudanças importantes na vida da criança, principalmente quando o irmãozinho nascer, por exemplo, iniciar o desfralde, tirar a chupeta ou mamadeira, trocar um berço por uma cama, trocar de escola, entre outros. Deixe para fazer isso após alguns meses do nascimento do segundo filho.
  • Fique atento durante as visitas ao recém-nascido, pois elas serão um grande fator para a criança mais velha se sentir triste e minimizada. Procure sempre dar atenção a criança mais velha e valorizá-la elogiando o quanto ela tem sido importante e tem ajudado em todo o processo.  
  • Para finalizar, seja paciente e compreensivo, pois a chegada de um novo irmão ou irmã, pode ser um grande ajuste na vida da criança, que pode levar um tempo para se adaptar e que necessita de apoio e respeito pelo o que ela está sentindo e assim se torne algo mais leve e fácil de se lidar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *