Qual a contribuição da escola no desenvolvimento infantil

Muitas pessoas não sabem exatamente o que uma escola de Educação Infantil pode oferecer, sendo assim vamos trazer algumas informações sobre como ela contribui de maneira significativa no desenvolvimento das crianças.

A Escola tem a função de cuidar, educar e ensinar, passando valores de higiene e respeito, atenção, convívio em grupo, dentre outras habilidades básicas que são necessárias para um crescimento saudável. Porém, alguns pontos no desenvolvimento infantil podem ser potencializados no ambiente escolar, vejam abaixo os principais:

Socialização

Um dos primeiros pontos benéficos é o contato com outras crianças e adultos, não as de convívio familiar, e isso é uma ótima oportunidade para que comecem a entender sobre respeitar os limites dos outros e mais do que isso: comecem a entender sobre “os próprios limites”, garantindo que eles sejam respeitados e assim avancem no processo de constituírem-se indivíduos críticos e socializados.

Construção de identidade

A construção de identidade para as crianças é um processo muito longo, já que elas precisam primeiro ter o contato com outro para que então consigam entender que de fato são pessoas totalmente diferentes e percebam como elas mesmas são e como respeitar o “ser” do outro.

A escola de educação infantil vai aos poucos trabalhando essa “ideia” de identidade, ou seja, de quem ela é e também o que ela pode dentro dos limites do convívio com outras crianças e com os adultos também.

Estrutura e rotina

A rotina bem estabelecida gera organização, segurança e estrutura para as crianças e é na escola que fica cada vez mais clara a importância dessa previsibilidade no dia a dia, pois ela auxilia de modo significativo em seu desenvolvimento em vários aspectos, como nas estruturas cognitivas de organização de pensamento, por exemplo.

 

Superação de desafios

Por fim, é na escola de educação infantil que a criança consegue vencer desafios do dia a dia, do convívio social e dentro das suas limitações entender que nenhum problema é tão grave que ela mesma não possa resolver e que também pode solicitar a ajuda caso o problema seja muito mais grave do que de fato parece.

Além disso, é de extrema importância que as crianças se sintam confortáveis nesse ambiente para que tenham um papel ativo em sua aprendizagem, solucionando os desafios vivenciados e construindo significados sobre si próprias e sobre o mundo.

 

                                                

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *