FEIRA CULTURAL 2023

A Feira Cultural do último sábado, dia 21 de outubro, é um evento que acontece todos os anos aqui na nossa escola e é a oportunidade que as famílias têm de acompanhar de perto e ouvir as explicações de cada criança e professoras sobre o que aprenderam com os projetos do ano de 2023.

A pedagogia de projetos permite que as turmas trabalhem com temas diferentes e pertinentes a cada faixa etária ao longo do ano e de acordo com o interesse específico de cada grupo e assim dia após dia muitas curiosidades vão aparecendo nessa caminhada e com elas as produções que foram expostas no evento.

Com as turmas do G1 e G2 acompanhamos os projetos: “Casa, Casinha, Casarão”, “Um Mundo de Texturas e Sensações”, “Abriu, Fechou e Abriu e Fechou de Novo” e também o: “Meu Mundo Animal”. Cada proposta tem um porquê de ser trabalhada, principalmente com crianças nessa faixa etária, de 1 a 2 anos, que estão aprendendo e conhecendo o mundo ao seu redor e por isso atividades mais sensoriais são tão importantes e devem ser estimuladas para o desenvolvimento infantil. Foi assim que a turma se experimentou, criou, elaborou brincadeiras e aproveitou as atividades com muita empolgação.

 

As turmas do G3 manhã e tarde aprenderam bastante com os 4 projetos anuais: “Esquema Corporal”, “Parlendas e Cantigas”, “Folclore” e “Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto”. Nessa faixa etária dos 3 anos as crianças começam a aperfeiçoar a forma de segurar o lápis, a acertar melhor as linhas na hora de pintar e tracejar, fecham botões e zíperes, desenvolvem mais ritmo para dançar, entre outras atividades que abrangem a coordenação motora ampla e fina. Também nessa fase, conseguem se expressar e até compreender conceitos simples com números e quantidades. Assim, as professoras desenvolveram jogos de tabuleiro de acordo com os temas, o que deixou tudo mais divertido na hora de mostrar aos pais! Elas exploraram também o desenvolvimento da linguagem através de parlendas, trava línguas, histórias, músicas e muito mais e assim o G3 deu um show nas suas apresentações dos trabalhos de seus respectivos projetos.

 

As turmas de G4 e G5 mostraram que aqui na escola Peixinho Vermelho a alfabetização é um dos pilares para essa faixa etária. As crianças escolheram junto com a professora o tema do projeto que trabalhariam durante o ano: “Gêneros Textuais”. E que tema produtivo! A produção de textos em diferentes gêneros, como o bilhete, contribuiu no aprendizado significativo de prática de leitura, produção e interpretação.

Houve um envolvimento grande por parte das crianças que se preocuparam com cada detalhe da exposição, montaram uma banca de jornal e revistas, fizeram poesias, um varal de cordel, entrevistas, gibis, anúncios, bilhetes, cartas, contos africanos e indígenas, listas e receitas.

 

Além das exposições de cada turma, montamos um espaço para a professora de Inglês mostrar um pouco de como é o dia a dia de suas aulas e ela apresentou dois jogos interativos feitos pelas turmas de G3, G4 e G5 e também fez uma apresentação com uma atividade musical para as turmas dos menores, que com certeza encantou quem estava assistindo.     

 

Em nosso evento também contamos com a presença de dois parceiros: “Super Cérebro” e a “Casa de Livros”. A empresa “Super Cérebro” montou um stand com jogos de raciocínio lógico e concentração e conseguiram mostrar um pouco desse método de aprendizagem que ajuda no desenvolvimento de várias habilidades, como criatividade, liderança, sociabilidade e estratégia. Já a “Casa de Livros” proporcionou um espaço com vários títulos que puderam ser folheados e adquiridos pelas famílias.   

Quando falamos em evento na escola, já nos lembramos que podemos ajudar ao próximo e então arrecadamos junto das famílias alimentos, roupas e brinquedos para a LALEC – Lar Amor Luz e Esperança da Criança, que é uma entidade beneficente de assistência social, não governamental e sem fins lucrativos, que acolhe crianças em situação de alta vulnerabilidade. Agradecemos a todas as doações que com certeza farão muita diferença na vida dessas crianças. Quem se interessar em conhecer o trabalho deles pode acessar o site: https://www.lalec.com.br/

Aproveitamos para agradecer cada família da Peixinho Vermelho que esteve presente e pode prestigiar essas obras de arte e aprendizados dos nossos queridos alunos e já estamos aguardando a próxima Feira Cultural 2024!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *