Musicalização infantil … Cantar, dançar, tocar e aprender

CURVA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA

Estudos mostram que a música pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento infantil, ajudando a melhorar habilidades como a linguagem, a memória, a coordenação motora e a criatividade.

Quando as crianças cantam ou tocam instrumentos musicais, elas estão exercitando sua capacidade de escuta, entonação e ritmo. Além disso, a música pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como a empatia, a expressão de sentimentos e a colaboração em grupo.

A música também pode ser uma ótima maneira de introduzir conceitos acadêmicos para as crianças. Por exemplo, canções infantis podem ensinar o alfabeto, números, cores e formas de uma forma lúdica, natural e envolvente. Ela traz significados importantes, faz uma conexão com o cérebro em que a criança tem o potencial de se envolver com a letra musical, se concentrar e interpretar as palavras.

Vale lembrar que o objetivo principal ao introduzir a musicalização na Educação Infantil não é ensinar as crianças a tocarem instrumentos musicais, mas sim ajudar em seu desenvolvimento integral. A compreensão e habilidade para tocar um instrumento poderá surgir naturalmente e de acordo com o que a criança mais gostar e sua faixa etária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *