Atividades

 

Ao se sentirem acolhidas no ambiente escolar, as crianças criam laços afetivos com os educadores, reconhecem as pessoas que estão a sua volta, se orientam no ambiente e assim se abrem para o novo.

Todos os dias as crianças participam de atividades programadas conforme o planejamento pedagógico para sua faixa etária, cheio de desafios e criatividade.


As atividades são realizadas em 10 salas-ambiente, internas e ao ar livre, ou seja, as turmas não possuem sala fixa, o objetivo é que a criança circule e mude de ambiente, que torna o seu dia a dia desafiador, dinâmico e interessante.

Com a bagagem de conhecimento adquirida através dos anos na Peixinho Vermelho, nossos alunos saem preparados para ingressarem nas melhores escolas de São Paulo.

Clique abaixo para mais informações das atividades divididas por faixa etária:

1 a 2 anos

 

Nessa faixa etária, a aprendizagem se dá sobretudo através dos sentidos. Proporcionamos a eles diariamente atividades e brincadeiras com muito movimento corporal, histórias, exploração de objetos, de diferentes texturas, de espaços, músicas, observações, entre outras. Aos poucos as crianças vão se familiarizando com seu corpo, movimentos que conseguem fazer e capacidade de emitir sons, o que desencadeia na fala e na melhora de habilidades motoras.

 

 

3 a 4 anos

 

Sentindo-se mais seguros e independentes, oportunizamos experiências em que terão que resolver problemas corriqueiros. Através de rodas de conversas, são estimulados a manterem diálogos, expressarem desejos e vontades, argumentarem e esperarem a sua vez de falar.

Aperfeiçoam-se cada vez mais em sua habilidade motora fina, com isto aprimoram seus desenhos e já os apresentam com significado. Iniciam também o interesse pelos números, letras e a escrita do seu nome, mas ainda através de brincadeiras e atividades lúdicas diversas.

Aos 3 anos, incluímos no planejamento pedagógico a Língua Inglesa, duas vezes por semana. E aos 4 anos, o Xadrez uma vez por semana.

 

 

5 a 6 anos

 

Nesse momento, estão aprendendo o valor das amizades e dão muita importância a elas. Querem aproveitar todos os momentos para brincar, inventar jogos e estar perto dos seus amigos.

As experiências de roda de conversa promovem a articulação da fala cada vez mais elaborada, com vocabulário mais amplo.

Para aquisição e maior domínio do sistema numérico e letras, são executadas atividades desafiadoras como: jogos de tabuleiro, listagens, parlendas, músicas, escrita espontânea, brincadeiras com letras e números móveis, histórias coletivas etc.  A partir disto, levantam várias hipóteses sobre a escrita, se arriscam constantemente a ler.

 

 

6 a 7 anos

 

Alfabetização é a conclusão de um longo processo, com várias etapas que prepararam os nossos alunos para a aquisição da leitura e da escrita. Por isso, a transição é lúdica e tranquila, chegam muito interessados, curiosos e seguros.

Sistematizam tudo o que foi aprendido por meio da interpretação de textos de diversos gêneros, como: histórias em quadrinho, poemas, jornal, textos informativos, curiosidades, listas, fichas informativas, entre outros. Como começam o segundo semestre já lendo e escrevendo frases completas com desenvoltura, iniciamos a letra cursiva que é um novo desafio a ser trabalhado.

 
 
 
 

Venha conhecer nosso projeto pedagógico!

Avenida dos Eucaliptos, 265
Moema – São Paulo - SP

E-mail: contato@peixinhovermelho.com.br
Telefone: (11) 5542-5510